CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Movimento de massa espontâneo e não organizado dos jovens palestinianos


Os palestinianos temem pelos seus filhos, mas estão orgulhosos deles
Um artigo da jornalista israelita Amira Hass

Milhares de famílias, em Jerusalém oriental e na Cisjordânia, tremem pelos seus filhos, mas estão ao mesmo tempo orgulhosas de ver a nova geração mostrar, pela sua acção colectiva, o exaspero de um povo inteiro, escreve Amira Hass no Haaretz.



"Sim, é às dezenas de milhares que as famílias palestinianas de Jerusalém e da Cisjordânia vivem no medo de ver os seus filhos mortos, feridos ou detidos ao oporem-se ao exército israelita, ou ao tentarem levar a cabo ataques solitários.

Quando as crianças deixam o domicílio familiar de manhã, os pais não sabem se elas tomam mesmo o caminho da escola ou se têm encontro com amigos ou então se vão manifestar num check-point do exército ou ainda se têm intenção de atacar um israelita com uma faca.

Assim como os serviços secretos israelitas e palestinianos, os pais ficam estupefactos com o movimento de massa espontâneo e não organizado da nova geração e com os riscos que ela toma.

As famílias sabem que elas próprias podem tornar-se objecto da repressão e que, com a política de castigos colectivos, o exército israelita pode demolir as suas casas, confiscá-las, expulsar um ou mais dos seus membros de Jerusalém, metê-los na prisão e submetê-los a um assédio sem fim do Shin Bet.

No entanto, parece que a luz verde dada por Netanyahu para se atirar sobre os manifestantes e aplicar sistematicamente castigos colectivos não dissuadiu até hoje nem os “lobos solitários” nem esses milhares de jovens que vão para os check-points, desafiando tanto o destino como os soldados.

Uma das “hipóteses” dos aparelhos de segurança israelitas e palestinianos é que os jovens que levam a cabo ataques solitários são influenciados pelas redes sociais. É provavelmente verdade. Mas eles são também influenciados por todos esses vídeos, dos quais alguns aparecem em primeiro mão em sites israelitas e que ilustram a violência constante exercida contra os palestinianos.

Os que falam de incitação subestimam o impacto das imagens mostrando os soldados israelitas a matar civis.

Tomemos o caso de Ahmed Khatatbeh, de Beit Furik (norte da Cisjordânia) e o de Hadil Hashlamun de Hebron (sul da Cisjordânia). O exército israelita pretendeu que eles foram abatidos porque tinham atacado soldados israelitas. Mas os inquéritos jornalistas mostraram que essas alegações eram falsas: não tinha havido qualquer ataque.

Tomemos também o caso de Fadi Alloun, de Issawiyah (Jerusalém), no domingo passado. A polícia afirmou que ele tinha acabado de apunhalar um judeu e que por conseguinte tinha sido abatido. Mas um vídeo no youtube publicado em sites israelitas mostrou claramente que, mesmo se ele tinha acabado de cometer um ataque à faca, não ameaçava a integridade de ninguém no momento em que foi abatido por um tiro de cinco ou seis balas. O vídeo mostra também que os polícias obedeceram à ordem de matar lançada por jovens judeus, quando os próprios polícias não faziam ideia do que Alloun tinha feito ou deixado de fazer.

Os vídeos são um combustível que inflama a situação, mas não são a causa da situação.
As famílias temem pela vida dos seus filhos e filhas, mas não podem reprimir o orgulho de os ver levantar a cabeça e gritar colectivamente: “Estamos fartos da ocupação”.

A geração perdida dos acordos de Oslo dos anos 1990 “está farta” de não ver o Estado independente que lhes foi prometido; ela não tem uma organização política capaz de lhe dar perspectivas, não tem esperança de encontrar um emprego decente e sente uma pressão cada vez mais insuportável dos colonatos.

Há uma diferença enorme entre os “lobos solitários” e os milhares de jovens que saem para enfrentar o exército nos check-points.

O “lobo solitário” está mergulhado numa solidão absoluta, que o conduziu até aos abismos do desespero. Os confrontos nos check-points, e isso vale para qualquer acção colectiva, são manifestações onde os participantes, apesar dos riscos conscientemente vividos, acreditam de algum modo que podem influenciar o curso dos acontecimentos.

Os porta-vozes palestinianos insistem em não qualificar o movimento de Intifada e preferem falar de reacção popular. Uma “Intifada”, na aceitação dos palestinianos, é um levantamento organizado, com objectivos claramente identificados e dispondo de uma direcção reconhecida e aceite. Estamos  longe disso hoje.

Entretanto, Abbas festeja

A Fatah, em plena desagregação, não pode dirigir a revolta e a transformar em levantamento. Os seus dirigentes apelaram ao não recurso às armas de fogo durante as manifestações, o que só serviria os interesses de Israel, disseram.

O Hamas, organização reduzida a uma semi-clandestinidade na Cisjordânia, não pode, e é possível que não ousaria recorrer às armas de fogo, embora o bloco islâmico, a sua representação oficiosa nas universidades, tenha apelado os seus simpatizantes a juntarem-se à luta.

E o presidente Mahmud Abbas? Há uns dias, quando as vítimas da repressão começavam a ser muitas, Abbas conseguiu tempo para ir inaugurar com grande pompa os luxuosos escritórios de uma empresa de promoção imobiliária, a Consolidated Contractors Company, em El Bireh. Isto é, a dois quilómetros apenas do ponto mais quente das manifestações, o check-point de Beit El.

Abbas finge considerar que a situação é normal. Ele tem talvez informações que os jovens não têm. Mas o facto de que ele tenha conseguido tempo para a inauguração da empresa prova que ele está cortado do seu povo. A realidade, é que ele não tem nem o poder nem a autoridade para dissuadir a geração perdida de Oslo de marchar sobre os check-points: e o grito de “estamos fartos” vale também para Mahmud Abbas."

Fonte original:
http://www.haaretz.com/misc/article-print-page/.premium-1.679758
 

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo