CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Manifestantes saem às ruas da Turquia em protesto contra a morte de um jovem ativista

 
"Nesta terça-feira (10), manifestações antigovernamentais eclodiram na Turquia com renovado vigor, após a morte, na véspera, do jovem Ahmet Atakan no sul do país. Os protestos foram realizados em pelo menos 26 cidades turcas e contaram com a participação de dezenas de milhares de pessoas. Também ocorreram protestos em nove embaixadas turcas no estrangeiro.
Em Istambul, as manifestações terminaram em duros confrontos entre os manifestantes e a polícia. Os ativistas ergueram barricadas e jogaram pedras e outros objetos contra os policias, que recorreram ao uso de gás lacrimogêneo, balas de borracha e canhões de água, ferindo e detendo várias pessoas.
A razão da nova onda de protestos foi a morte do ativista Ahmet Atakan, de 22 anos de idade, que faleceu dia 10 de setembro de uma lesão cerebral grave. O jovem foi atingido na cabeça por uma bomba de gás lacrimogêneo atirada pela polícia. Ele fazia parte de um grupo de manifestantes que se reuniram na cidade de Antakya para prestar uma homenagem a uma das vítimas dos protestos contra o governo, em junho passado."


Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo