CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

O Teatro do absurdo nas eleições americanas



O Teatro do absurdo

Por Mumia Abu-Jamal
Quando eu era um jovem pantera, um francês -- de estatura baixa, calvo e com olhos azuis -- veio visitar nossa sede em Berkeley, Califórnia. O chefe de gabinete do Partido Panteras Negras, David Hilliard,  cumprimentou-o brevemente e depois  pediu-me para acompanhá-lo em aos gabinetes para que ele pudesse conhecer os outros panteras.

O francês se chamava Jean Genet, mas eu não tinha ideia da importância disso. David me deu um pequeno volume intitulado 'The Blacks' (os negros), com o nome Jean Genet anotado como o dramaturgo. Consultei a contracapa para saber mais.

A Obra ' Negros ' foi descrito como um exemplo do que se chamava ' o teatro do absurdo '.

Veio-me à memória essa descrição na semana passada quando observei os desajeitados esforços de dois políticos brancos americanos, Hillary Clinton e Donald Trump, para denegrir o oponente como o pior racista .

Pareciam um menino e uma menina da primária amargurando na caixa de areia: RACISTA! Fã! Eu não sou! Sim você é! (só faltava o último insulto: " a tua mãe..." mas talvez isto virá.)

O que poderia ser mais ridículo?

Para dizer a verdade, os americanos brancos têm esculpido e apoiado uma estrutura de separação total durante séculos. Até à data, vivemos em dois mundos e dois espaços mentais muito diferentes: um privilégio e outro de privação.

Mas enquanto observamos a decomposição do capitalismo em seu aspecto implacável 'cão come cão', parece que o racismo é apenas uma palavra, uma coisa, um brinquedo, para lançar ao ar antes das eleições, e esquecer o dia depois. Nenhum dos dois políticos tem uma solução porque isso é maior, mais profundo e mais verdadeiro que os dois.

Desde a nação encarcerada sou Mumia Abu-Jamal.
-© ' 16 maj
28 Agosto 2016

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo