CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Amanhã, moradores do Bairro de santa Filomena reunem-se com a Alta Comissária para a Imigração

"Amanhã terça-feira, pelas 15h, no ACIDI
Moradores/as do Bairro de Santa Filomena reúnem com a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural
23 de Julho de 2012

Amanhã, pelas 15h, os/as moradores/as do Bairro de Santa Filomena reúnem com a Alta Comissária para a Imigração e Diálogo Intercultural com vista a expor sua situação, resultante da ameaça de despejo em massa pela Câmara Municipal da Amadora, sem que alternativas viáveis sejam apresentadas.

O bairro de Santa Filomena foi construído por centenas de pessoas, maioritariamente famílias de trabalhadores/as imigrantes que ao longo de muitos anos trabalharam sobretudo na construção civil e nas limpezas, com salários extremamente baixos e sem estabilidade. Actualmente estão em situação ainda mais vulnerável, porque o trabalho escasseia e o desemprego sobe rapidamente. Estamos a falar de um universo de cerca de 285 pessoas, em 84 famílias, das quais 105 são crianças até aos 18 anos (73 têm 12 ou menos anos) várias nascidas em Portugal e escolarizadas. Das cerca de 285 pessoas, 80 pessoas estão desempregadas, 88 estão a estudar/são escolarizadas, 14 pessoas sofrem de invalidez permanente, deficiência ou doença crónica. Metade destas famílias vivem há mais de 10 anos no Bairro, e algumas delas vivem no bairro há mais de duas ou três décadas.

O ACIDI tem como missão colaborar na concepção, execução e avaliação das políticas públicas, transversais e sectorais, relevantes para a integração doas/as imigrantes e minorias étnicas. Devido à importância que a habitação representa, como factor de inclusão e integração sociais, o ACIDI criou no Centro Nacional de Apoio ao Imigrante (CNAI) de Lisboa um Gabinete de Apoio à Habitação. Saliente-se que um estudo do Observatório da Imigração sobre habitação, publicado em Dezembro de 2011 aponta, como medida de curto prazo (p. 204), a necessidade e "terminar os processos de realojamento, quer os que ainda respeitam a situações PER, quer os que respeitem a outros casos, ampliando o actual espetro de respostas existentes, a fim de possibilitar a integração de imigrantes chegados após 1993."
 
 

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo