CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Guantánamo: 10 anos depois continuam as violações dos Direitos Humanos

Foi ontem assinalado o 10.º aniversário da abertura da prisão de Guantanamo, criada por George Buch como campo prisional e de tortura de prisioneiros feitos na apelidada guerra ao terrorismo.
A existência deste mega cárcere da nação imperial tem suscitado a denúncia de muitas vozes em todo planeta , condenando a violação sistemática dos direitos humanos.
Junta-se comunicado da AI, o qual merece a nossa concordância .

"Dez anos depois dos primeiros prisioneiros entrarem em Guantánamo, mais de 150 pessoas continuam detidas no centro de detenção. A maioria está presa por tempo
indefinido e sem julgamento ou acusação formal.

Foi a 11 de Janeiro de 2002 que os primeiros prisioneiros foram levados para a baía de Guantánamo, como consequência dos atentados de 11 de
Setembro. Desde então, o centro de detenção de Guantánamo tem sido notícia de primeira página em todo o mundo devido às chocantes violações de direitos
humanos ali praticadas, tais como detenções arbitrárias, detenções secretas, ''rendições'', tortura, maus tratos e julgamentos injustos.

Dez anos depois, mais de 150 pessoas continuam detidas em Guantánamo. A maioria está presa por tempo indefinido e sem julgamento ou acusação formal.

Os que foram levados a tribunal enfrentaram julgamentos injustos feitos por comissões militares e alguns podem vir a enfrentar a pena de morte. O governo afirma que mesmo aqueles que forem considerados inocentes podem continuar presos por tempo indeterminado.

Até agora não foram prestados esclarecimentos nem reparações pelas violações dos Direitos Humanos a que estes e outros detidos foram sujeitos.

As preocupações com os Direitos Humanos em Guantánamo continuam a ser uma história inacabada.

Quanto tempo ainda tem de passar para que o governo dos Estados Unidos feche o último capítulo da história de Guantánamo e honre as suas obrigações quanto aos Direitos Humanos?"

Assine a petição até dia 23 de Janeiro. Esta será entregue ao presidente Obama antes do seu discurso sobre o Estado da União a 24 de Janeiro de 2012.
http://www.amnistia-internacional.pt/

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo