CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Eliminada a ameaça de pena de morte para Mumia Abu-Jamal! Exijamos a sua libertação!

Eliminada a ameaça de pena de morte para Mumia Abu-Jamal! Exijamos a sua libertação!
O Ministério Público de Filadélfia anunciou ontem, 7 de Dezembro, que desistia de continuar a tentar executar Mumia Abu-Jamal, depois de várias derrotas para a procuradoria, incluindo a recente confirmação por um Tribunal Federal dos EUA de que a atribuição de pena de morte a Mumia era inconstitucional.
A única alternativa legal que restava agora ao Ministério Público era convocar um novo júri para
decidir novamente a atribuição da pena, pois foi essa fase do julgamento original que foi anulada.
Mas esse processo implicaria uma exposição de todas as irregularidades e mentiras que ocorreram no julgamento que declarou Mumia culpado da morte de um polícia e o condenou à morte.
Trata-se de uma importante vitória para Mumia, mas não significa a sua libertação pois mantém-se o veredicto de culpa. A pena foi agora comutada em prisão perpétua devido às claras irregularidades na fase do julgamento que levou à atribuição dessa pena. Esta decisão que foi confirmada em Abril deste ano já tinha sido tomada pelo Tribunal Federal do 3º Circuito de Filadélfia em 2001. Apesar disto, o sistema legal e prisional norte-americano manteve até agora Mumia no Corredor da Morte, no que constituíram mais 10 anos de tortura numa cela do
tamanho de uma casa de banho, sem luz natural e sem contacto físico com outros seres humanos que não os algozes que o algemam e encarceram diariamente. Mumia foi preso faz amanhã 30 anos (9 de Dezembro de 1981), 29 dos quais passou em prisão solitária no Corredor da Morte da Pensilvânia. Mumia Abu-Janal está inocente do crime que lhe é atribuído e todas as novas provas que foram recolhidas nos últimos 30
anos confirmam isso.
Depois desta grande vitória, sem dúvida resultado do crescente apoio à causa de Mumia nos EUA e no mundo, é hora de começar uma a batalha pela libertação de Mumia. O bispo Desmond Tutu foi a primeira personalidade a emitir um comunicado após esta decisão e apelou à libertação imediata de Mumia. É hora de agir! Um importante activista revolucionário inocente está na prisão e é urgente libertá-lo. Junta-te a nós nesta grande batalha para finalmente libertarmos Mumia Abu-Jamal.
8 de Dezembro de 2011
Colectivo Mumia Abu-Jamal
http://cma-j.blogspot.com/
cmaj@mail.pt
--

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo