CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Câmara promove a política das demolições das casa dos pobres no Bairro 6 de Maio, Amadora

"A Câmara Municipal da Amadora (CMA) retomou, no dia Mundial do Habitat, as demolições e os despejos violentos no Bairro 6 de Maio, violando os mais elementares direitos humanos e ignorando as recomendações do Provedor de Justiça. As pessoas não receberam notificação escrita (o que torna o processo ilegal do ponto de vista administrativo), a maioria tem rendimentos abaixo dos 300 euros por mês, nenhumas condições para alugar casa no mercado de arrendamento. Havia um senhor com 62 anos operado há dois dias e outro senhor acamado (muito doente) que estão na rua. Nem a emergência social linha 144 fizeram nada ."

As retro escavadoras continuam a derrubar o Bairro 6 de Maio, na Amadora. Desta vez, sem aviso
03/10/2016 - 22:00
Apesar da recomendação do Provedor de Justiça, o Programa Especial de Realojamento não foi revisto e os moradores que chegaram ao bairro depois de 1993 ficaram sem casa e sem possibilidade de arrendarem por conta própria."Pelos exemplos que temos, as esperanças também não são muitas", ressalva esta activista, referindo-se ao caso de Suleimane Balde. O guineense residente em Portugal há oito anos por motivos de saúde viu a casa ser demolida a 22 de Fevereiro deste ano e vive agora "da solidariedade dos vizinhos num garagem", descreveu. "Durmo no chão, porque estou há 3 anos e um mês à espera de uma resposta da Segurança Social para ter algum rendimento", referiu o guineense.
O colectivo Habita agendou uma concentração esta terça-feira pelas 10 horas em frente ao Ministério do Ambiente na Rua do século para “exigir uma solução de alojamento para os moradores”.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo