CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Barco de mulheres rumo a Gaza abordado pela Marinha de israel, as preocupações para esta noite sobre a segurança das mulheres

05/10/2016

A Marinha de Israel   apreendeu e tomou o controle sobre Barco da Mulher para Gaza esta noite, na tentativa de chegar às costas de Gaza, onde uma multidão de palestinos foram aguarda ansiosamente a sua chegada.


O Barco de Mulheres rumo a Gaza, que saíu de Barcelona para Gaza há duas semanas, é um protesto da sociedade civil pacífico contra o bloqueio ilegal e desumano de Gaza.
A iniciativa teve como objetivo trazer uma mensagem de esperança e de solidariedade ao povo de Gaza.
A comunicação com o barco se perdeu esta tarde e o barco foi levado para o porto de Ashdod, de acordo com fontes da mídia de Israel. 
Esperava-se que os ativistas mulheres fossem deportados para os seus países de origem depois de ter sido forçado a assinar promessas de nunca mais voltar.
Malin Björk , que navegou no barco para parte da viagem a Gaza, comenta: "Barco das mulheres de Gaza é uma missão de paz que visa quebrar o bloqueio israelense ilegal É altamente antecipado pelas mulheres em Gaza.. "
"Eu condeno fortemente as forças de ocupação israelitas para parar o nosso barco, Zaytouna-Oliva. Eu chamo para a segurança e a libertação imediata de todos os delegados de barco da Mulher para Gaza. 
"A apreensão do barco da Mulher lembra a comunidade internacional do bloqueio ilegal e desumano de Gaza. Nós não vamos desistir do nosso trabalho para acabar com o bloqueio e para encontrar uma solução pacífica para o conflito no Oriente Médio, diz eurodeputada sueca Malin Björk.
Os Barcos anteriores que tentam chegar Gaza foram cumpridos com extrema violência por parte das autoridades israelitas e há preocupações sobre a segurança das mulheres que estavam a bordo do barco esta noite.
Presidente da Delegação do Parlamento Europeu para as relações com a Palestina, Martina Anderson , também comenta: "Israel acabou de pagar a Turquia de 18 milhões de euros em compensação por seu violento ataque à Flotilha de Gaza em 2010, quando comandos israelenses embarcaram nos barcos e matou dez pessoas. "
"A comunidade internacional deve agir imediatamente para garantir a segurança de todos a bordo do barco da Mulher para Gaza, que está trazendo uma mensagem de paz de esperança para Gaza.
"O Bloqueio ilegal de Israel se transformou Gaza em uma prisão a céu aberto para 1,8 milhões de pessoas, negando-lhes até mesmo os itens de uso diário mais básicas. A UE deve exigir que Israel acabar com este bloqueio desumano agora e respeitar o direito internacional em todos os territórios palestinos ocupados. "
Noble Peace Laureate, Mairead Maguire , que esteve a bordo do barco para Gaza, comentou no período que antecedeu à intercepção de hoje:. "Vemos imagens de crianças que constroem castelos de areia nas praias de Gaza para nos receber Oramos para você e esperamos que você vai continuar acreditando em paz e liberdade. "
Espanhol MEP, Marina Albiol , acrescenta: "Apelamos a todos os governos, funcionários públicos e pessoas de consciência a apoiar publicamente o direito de passagem sem obstáculos para a navegação civil pacífica, e a integridade física dos membros da tripulação e os participantes a bordo, e a apoiar a plena a liberdade de circulação para todos os povos, em particular os palestinos de Gaza ".
As mulheres a bordo do barco de mensagens gravadas de antecedência no caso de eles seriam detidos por autoridades israelenses e lançaram um apelo à comunidade internacional para contactar os seus governos pedindo proteção para as mulheres.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo