CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Calais - Refugiados sujeitos a violência extrema pelas forças do sistema



[Extracto Comboio Calais de outubro de 2016-TESTEMUNHO]

Todos temíamos, este dia.
Quarta-feira ia ser o pior de todos a gente sabia. É o que os confrontos iriam iniciar.

Efectivamente, os afegãos foram informados que a França os devolvessem, já tinham anunciado que eles não saiam da selva. Sem contar com todos os jovens que queriam juntar suas familia em uk e que não tinham mais nenhuma confiança no sistema. Para outros a selva era a única casa. Eles tinham toda a sua vida aqui e agora eles deveriam partir em 3 dias, mesmo sem saber onde.

Nós sabíamos que o 3º dias de evacuação ia ser o pior....
Mas não se preocupem sobre este incêndio, visão apocalíptica, um vilarejo em chamas, sem bombeiros, sem ambulâncias durante mais de 2 HORAS.

2000 crs bem arrumadas esperaram sabiamente que todos saem da selva em chamas, eles cercaram, eles não tinham escolha, estávamos no meio deles, congelados, hipnóticos, sem compreender o que se passava. Quando todos temos realizado que os crs estavam a cercar todo mundo, alguns tentaram voltar correndo na selva em chamas antes que os crs barram a passagem... outros assustados e imóveis diziam: Autocarro? We go to the bus?

Sim eu tinha acabado de descobrir, eles iriam ser todos levados. O desmantelamento acabava assim.
Eles estão presos como ratos.

Eles serão algumas horas mais tarde ordenadas, etiquetados com pulseiras, colocados em ônibus e deportados aos 4 CANTOS DA FRANÇA.

A operação terminou disse a prefeitura. O Fogo destruiu tudo inclusive os documentos de muitos que provarão proveniência e perseguições...

Vamos um autocarro, por acaso 4 horas mais tarde na estrada. Eles não sabiam para onde iam, a estação anterior lhes tinham recusado as casas de banho, os assentos estavam cobertas de plástico. Eles tinham tudo em torno do pulso uma pulseira da mesma cor, sinal distintivo do campo onde eram levados. Os olhos assustados, trémulos, a França tinha acabado de tirar-lhes a todos o que lhes ficavam um pouco de esperança, um cobertor, uma tenda velha parte em fumo. Nenhum sequer autorizados a regressar à sua tenda recuperar uma camisola, a sua mala, seu passaporte, todos isso terminou sob os bulldozers incluindo os negócios das pouco de associações fixas no local. Nós e o resto da Europa víamos isso impotente. Novamente e novamente a história acaba de escrever mais um n º de pesadelo.

Visão apolcalyptique, sensação horrível no meio de todos esses seres humanos que tremem. O que vai acontecer conosco agora nós dizia ele?
Porra!!!!! Foi a 26 de outubro de 2016, eu chora porque eu não sei como os livros de história vão relatar todos isso, agora que podemos ver como a mídia emitem informações falsas. Todo mundo deve saber.
Estivemos lá, este escrito é a pura verdade, outros virão.
Perdões a eles. Obrigado a todos os voluntários inglês e habitantes de calais que tentaram de tudo para evitar isso sozinhos sem ajuda nenhuma.
Repetimos o desmantelamento da selva devia ser feito mas não nestas condições, sem humanidade e sem verdadeiros soluções .

Mais do que nunca, devemos nos unir e fazer frente juntos.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo