CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Lançamento de documentário sobre a ocupação do Parque Gezi e o seu despejo violento

"Lançamento de documentário sobre a ocupação do Parque Gezi e o seu despejo violento [“Taksim Commune: Gezi Park and the Turkish Uprising” (Comuna Taksim: Parque Gezi e o Levante Turco) é o nome do mais recente documentário da série “Global Uprisings” (Revoltas Globais). O vídeo tem duração de 33 minutos, e conta a história da ocupação do Parque Gezi, seu despejo violento e a revolta em massa que sacudiu a Turquia. Abaixo uma breve apresentação dos produtores deste instigante documentário, Brandon Jourdan e Marianne Maeckelbergh.]
Desde o final de maio de 2013, a agitação política varreu a Turquia. Em Istambul, uma grande parte da área central de Beyoglu tornou-se uma zona de batalha durante três semanas consecutivas com conflitos continuando depois. Até agora, cinco pessoas morreram e milhares foram feridas. Inicialmente, os protestos visavam salvar o Parque Gezi de Istambul de ser demolido como parte de um projeto de renovação urbana em grande escala. A polícia usou força excessiva durante uma série de ataques policiais, que começaram no dia 28 de maio de 2013 e que chegaram a um ponto dramático nas primeiras horas da manhã de sexta-feira, 31 de maio, quando a polícia de choque atacou os manifestantes que dormiam no parque. Ao longo de alguns dias, os ataques das forças de segurança cresceram para proporções chocantes. Como as imagens da brutalidade policial se propagaram por todo o mundo, os protestos rapidamente se transformaram em uma revolta popular contra o primeiro-ministro Tayyip Erdogan e seu estilo de governo autoritário.
Este pequeno documentário conta a história da ocupação do Parque Gezi, o despejo em 15 de julho de 2013 e os protestos que continuaram durante o rescaldo. Inclui entrevistas com muitos participantes e filmagens nunca antes vistas. "

:

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo