CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

'Nós apoiamos o exército sírio e o povo da Síria'


Por Leila Khaled
29 de Janeiro de 2013
Leila Khaled, membro do Comité Central da Frente Popular para a Libertação da Palestina (FPLP), esteve na Turquia para falar num Fórum intitulado «A Dinâmica das Transformações no Médio Oriente», organizado pelo Partido da Refundação Socialista. Khaled falou à publicação turca YURT sobre os planos imperialistas no Médio Oriente e sobre a resistência a estes planos (tradução de Taylor Goel).


*O que pensa dos últimos desenvolvimentos no Médio Oriente?*
O Médio Oriente é há décadas uma região de conflitos. Os povos da região estão a travar guerras de libertação. Os colonialistas europeus vieram e foram-se embora do território palestiniano. Os Otomanos fizeram o mesmo.
Depois veio Israel. Vieram, mentindo a todo o mundo e utilizando a religião. Alegaram que Deus lhes tinha dado esta terra. Nós repudiamos tal invocação. Por que razão? Será que Deus trabalha no ramo imobiliário? A prometer terra a uns e a desterrar outros? Rejeitamos isso em absoluto.
Há forças imperialistas na região que apoiam e defendem Israel. Há lideranças árabes na região que prestam homenagem a Israel. Os EUA promovem a política da cenoura e do cacete na região. Forças árabes reacionárias foram à Casa Branca prostrar-se um a um e pedir desculpa. «Faremos o que nos disserem; o nosso petróleo é vosso», disseram eles. O povo árabe, porém, recusa-se a ceder.


*Qual é a posição da Turquia neste momento?*
A Turquia lidera o grupo que protege Israel. Israel pôs a Turquia de joelhos. Nove pessoas da Turquia foram assassinadas a bordo do Mavi Marmara. Depois disso, o cônsul turco foi insultado. O governo turco disse que Israel ia apresentar um pedido de desculpas, mas Israel nunca o fez. Até disseram explicitamente «Não pediremos desculpa». Apesar disso, o governo turco aumentou ainda mais a cooperação económica e militar com Israel. A verdadeira defesa de Israel é concretizada através da Turquia. A maior base militar dos EUA na região é a Base de Incirlik.
Eis o apelo que vos dirijo: Desfaçam-se dessa base! Alarguem o boicote a Israel!
Shimon Peres publicou um novo livro «O novo Médio Oriente». Verifiquem o que lá está! Segue exatamente a Iniciativa dos Estados Unidos do «Grande Médio Oriente».
Retratam-nos a seu bel-prazer e despedaçam-nos.
Eles decidem como iremos viver. Vós e nós, todos nós estamos na mesma trincheira e somos o alvo deles.
A Turquia é um apoiante incondicional do imperialismo. Na Turquia, os curdos não têm os mesmos direitos que os turcos. Mais de dez mil curdos amontoam-se na prisão. Tal como os presos palestinianos. Seja o que for que Israel faça aos palestinianos, a Turquia faz o mesmo aos curdos.
Perguntar-me-á por que razão consagro tanta atenção à Turquia? É claro que o faço porque a Turquia mete o nariz em tudo na região.


*Pode explicar a posição da FPLP relativamente à agressão imperialista na Síria?*

Ora, eles querem estabelecer a «Iniciativa do Grande Médio Oriente», recorrendo a conflitos religiosos e sectários. É isso que está a acontecer na Síria.
Segundo o último censo, existem 11 milhões oitocentos mil palestinianos, mas só um quarto desta população vive em território palestiniano. Uma enorme massa populacional vive no exílio e o único país que recebeu essa população de braços abertos foi a Síria. O que nos foi feito, está agora a ser feito à Síria.
Eu grito a plenos pulmões: Apoiamos o exército sírio e o povo da Síria. Acreditamos no povo da Síria que nos protegeu a nós, palestinianos, e nos acolheu no seu país ao longo de mais de sessenta anos. Estamos confiantes que vencerão este problema.
*A chama revolucionária da FPLP continua acesa?*

Sim. Depois da morte de George Habas, Abu Ali Mustafa foi escolhido como Secretário-Geral, para ser morto por Israel pouco tempo depois. O nosso terceiro Presidente, Ahmad Saadat, foi eleito. Está agora detido como refém numa prisão israelita. Apesar destes tempos duros, enquanto FPLP, continuamos de pé e fortes, prosseguimos a nossa luta. A nossa maior prioridade é a unidade entre palestinianos. Enquanto FPLP, esforçamo-nos muito por conseguir essa unidade. Posso dizer que a FPLP está em boa forma e desempenhámos um papel importante na última guerra de Gaza


*O que diz da cooperação do Hamas com a Turquia?*
O Hamas aceitou um cessar-fogo com Israel. Enquanto FPLP, nós não aceitamos isso e, do nosso ponto de vista, é a atitude errada. No que diz respeito às relações que o Hamas estabeleceu com a Turquia, encaramo-las como relações entre islamistas políticos. O Hamas não representa toda a Paklestina.
*Tem alguma mensagem para as mulheres revolucionárias da Turquia?*

Continuem a vossa luta, unam-se, ajam em unidade. Não acreditem em mentiras.
Não é a «Iniciativa do Grande Médio Oriente» dos Estados Unidos que moldará o Médio Oriente, só nós o poderemos fazer.
Todos os povos do Médio Oriente o reconstruirão. Todos juntos.

--

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo