CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Secretário de Estado de Trump quer Assata Shakur presa

Secretário de Estado de Trump quer Assata Shakur presa .
Assata Shakur foi a primeira mulher a ser colocada na lista de terroristas mais procurados do FBI.
O governo cubano tem se recusado repetidamente a extraditar Shakur, que sempre irritou os conservadores americanos.
Escolha do presidente dos EUA, Donald Trump para o secretário de Estado, Rex Tillerson, estabeleceu um tom agressivo para sua posição sobre ativistas radicais: numa entrevista recente, ele deixou claro que quer voltar a aprisionar em solo americano a revolucionária Assata Shakur antiga membro do Exército de Libertação Negra, que vive no exílio em Cuba há três décadas.
Tillerson descreveu Shakur como uma "fugitiva", dizendo: "Vou me envolver bilateralmente e multilateralmente (com o governo de Raul Castro) para levar esses fugitivos à justiça".
Tillerson também insinuou que iria reverter o histórico degelo nas congeladas relações EUA-Cuba lançadas sob Obama, uma posição que Trump repetiu muitas vezes, argumentando que os EUA deveriam exigir um melhor "acordo" de Cuba.
Tillerson também ecoou sentimentos de muitos legisladores republicanos que rejeitam um movimento para terminar o bloqueio de meio século na ilha, dizendo: "Vou pressionar Cuba para cumprir sua promessa de tornar-se mais democrática e considerar colocar condições no comércio ou Políticas de viagem para motivar a libertação de prisioneiros políticos. "
Shakur, uma ativista nascida no Queens e mencionada na entrevista com Tillerson pelo seu antigo nome Joanne Chesimard, foi a primeira mulher a ser colocada na lista de terroristas mais procurados pelo FBI. Foi adicionada à lista no 40th aniversário do tiroteio de New-jersey Turnpike que conduziu a seu aprisionamento.

Ela escapou da prisão dois anos depois de ser condenada pelo assassinato do policial Werner Foerster, em 1977, durante um tiroteio - um crime que ela sempre negou . Shakur argumentou que ela foi injustamente alvo de Cointelpro, o programa de vigilância secreta do FBI que conduziu a contra-informação em organizações políticas como as Panteras Negras.
Em meados dos anos 80, o então presidente cubano Fidel Castro concedeu asilo a Shakur na ilha.
Pouco depois que Washington anunciou sua normalização das relações com Cuba, as autoridades do estado em Nova Jersey expressaram a esperança de que Havana extradite a antiga Pantera Negra para o solo dos EUA.
"Nós vemos qualquer mudança nas relações com Cuba como uma oportunidade para trazê-la de volta aos Estados Unidos para terminar sua sentença para o assassinato de Werner Foerster do estado de New-jersey Trooper em 1973," disse o coronel Rick Fuentes, cabeça da lei a maior do estado Na época.
No entanto, o governo cubano recusa-se a extraditar a tia de Tupac Shakur, que sempre irritou conservadores dos EUA .

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo