CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

NATO - Cimeira da Guerra

Hoje, dia 4 e 5 de Setembro  realiza-se no Reino Unido (País de Gales), uma Cimeira da NATO. Num contexto internacional em que se multiplicam conflitos e aumentam a
insegurança e a instabilidade, as organizações portuguesas abaixo assinadas, comprometidas com a Paz, a cooperação, o progresso e a justiça social:

Recordam que a NATO é um bloco político-militar de natureza agressiva, criado pelos EUA para inserir países da Europa e de outros continentes nos seus objectivos e
estratégia imperialista contra a soberania e os direitos e aspirações dos povos do mundo.

Lembram que em 1949, a NATO contou com  Portugal – que então estava sob uma ditadura fascista – entre os seus países fundadores; que os países da NATO apoiaram as guerras  coloniais do regime fascista contra os povos  de Angola, da Guiné-Bissau e de Moçambique e  que, após o 25 de Abril de 1974, a NATO tentou  ameaçar e condicionar, através da realização de manobras de forças navais junto à costa portuguesa, a liberdade conquistada pelo povo português de decidir o seu destino.
Denunciam a NATO como a principal ameaça à paz mundial. A NATO é um instrumento de guerra.  Foi através da NATO que a guerra regressou à  Europa depois do fim da II Guerra Mundial, com  a destruição da Jugoslávia. A NATO é   responsável pela agressão ao Afeganistão e à Líbia, tendo estado envolvida na ocupação do Iraque. A NATO apoia a agressão à Síria e  promove a escalada de conflito na Ucrânia .

Denunciam que – no momento em que são exigidos  inaceitáveis sacrifícios e impostas graves  regressões às condições de vida dos trabalhadores e dos povos – os países da NATO  promovem uma perigosa corrida armamentista, nomeadamente através da instalação de um sistema anti-míssil na Europa, e afirmam objectivo de aumentar as suas despesas  militares, que já representam cerca de 70% dos gastos militares mundiais.

Responsabilizam sucessivos governos portugueses por, em claro desrespeito pela
Constituição da República Portuguesa e pelos  princípios da Carta das Nações Unidas,
seguirem uma política de subserviência e de  envolvimento de Portugal na estrutura e
missões de agressão da NATO a outros povos.

Reclamam a retirada das forças portuguesas envolvidas em missões militares da NATO contra  outros povos.

Afirmam como urgente a dissolução da NATO, o  desarmamento geral e controlado, o fim das bases militares estrangeiras – nomeadamente  em Portugal – e das armas nucleares e de  destruição massiva.
Exigem das autoridades portuguesas o cumprimento das determinações da Constituição da República Portuguesa e da Carta das Nações  Unidas, em respeito pelo direito internacional e pela soberania e igualdade de direitos dos povos.

 Agosto de 2014                            As organizações subscritoras
 
.Associação de Amizade Portugal-Cuba           . Colectivo Mumia Abu-Jama        .Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional            .Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idoso   . Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto          .Conselho Português para a Paz e Cooperação    .Cooperativa Mó de Vida          . Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal           .Federação dos Sindicatos do Comércio, Escritórios e Serviços            . Federação Intersindical das Indústrias Metalúrgicas, Químicas, Eléctricas, Farmacêutica, Celulose, Papel, Gráfica, Imprensa, Energia e Mina    .Movimento Democrático de Mulheres            .Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente   .Sindicato de Trabalhadores na Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Norte                 .Sindicato dos Trabalhadores Civis das Forças Armadas, Estabelecimentos Fabris e Empresas de Defesa      .Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve            .Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, Escritórios e Serviços de Portugal            .União dos Sindicatos do Distrito de Braga

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo