CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Um diplomata sul-africano recusa ser “honrado” pelo Estado de Israel

 
Ismail Coovadia recusou e devolveu ao ministério israelita dos Negócios Estrangeiros o certificado anunciando que o Fundo Nacional Judeu iria plantar dezoito árvores em sua honra.
O antigo militante anti-apartheid, membro do ANC e diplomata de longa data, referiu como motivo da sua acção a política de apartheid de Israel contra os palestinianos.
Escreve Ismail Coovadia:
 “Acabei de deixar o meu cargo de 5º embaixador da África do Sul democrática e não-racial no Estado de Israel. Inconveniente, não me pediram autorização (nem o FNJ nem o governo de Israel) para plantar árvores em meu nome ou em nome do embaixador da África do Sul numa terra usurpada, a terra legítima dos palestinianos e dos beduínos. Reservo-me o direito de fazer uso do meu nome... Apoiei a luta contra o apartheid na África do Sul e não posso ser agora partidário do que estou a testemunhar em Israel, que é uma réplica do apartheid.
O ‘certificado’ que me foi oferecido pelo Sr. Rafael Barak, director geral do ministério israelita dos Negocios Estrangeiros com o apoio do FNJ não é nada menos que uma ofensa à minha dignidade e à minha integridade. Não concordei e nunca concordarei com a plantação de ‘18 árvores’ em minha ‘honra’ numa terra expropriada e roubada... e peço que retirem  as ‘18 árvores... plantadas em minha honra’.”
Recorde-se que o FNJ está envolvido na limpeza étnica e especialmente a construção de árvores no lugar das aldeias palestinianas destruídas pelos israelitas, numa tentativa de eradicar os vestígios de vida palestiniana.
 
Traduzido de CAPJPO-EuroPalestine

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo