CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Relator da ONU acusa Israel de persistir na violação dos direitos humanos

"Richard Falk vai apresentar relatório na próxima segunda-feira.
O relator especial das Nações Unidas (ONU) para a Palestina, Richard Falk, afirmou que nem Israel nem os seus aliados podem justificar no terreno os factos e as violações dos direitos humanos, revela um documento divulgado na sexta-feira.
Por essa razão, afirmou, num comunicado publicado no site da ONU, Israel e os seus aliados “distraem, distorcem e difamam para que as violações continuem” e “transformam numa paródia as negociações de paz”.
“É uma vergonha que existam organizações lobistas com o único objectivo de desviar a atenção do mundo do inaceitável registo de Israel em direitos humanos”, afirmou Richard Falk, acrescentando que “campanhas de difamação irresponsáveis e desonestas para desacreditar aqueles que documentam estas realidades não alteram os factos no terreno, 46 anos depois de Israel ter lançado a guerra que começou com a ocupação da Palestina”.
Para o relator especial, os factos no terreno são fáceis de ver: “Israel contínua a anexar território palestiniano; Israel persiste em demolir casas palestinianas e a povoar o território com cidadãos israelitas; Israel detém rotineiramente palestinianos sem acusação”.
Richard Falk considera que “Israel mantém uma política de punir coletivamente 1,75 milhões de palestinianos através da imposição de um bloqueio à faixa de Gaza” e que “prossegue a sua ocupação com impunidade, recusando aceitar o apelo mundial de respeito pelas leis internacionais”.
Segundo os dados recolhidos pelo relator, existiam no final de 2012 cerca de 650 mil colonos israelitas na Palestina, recordando que, “na semana passada, Israel deu mais um passo para fazer mais 3000 construções, autorizadas pelo primeiro-ministro Netanyahu em Novembro, mesmo quando os lideres do país falavam de negociações de paz”.
No primeiro trimestre de 2013, segundo o relator da ONU, Israel demoliu 204 casas palestinianas e a “violência dos colonos israelitas contra os palestinianos é uma ocorrência diária, tendo sido documentados 146 incidentes em Abril”
Segundo este perito independente, designado pelo Conselho dos Direitos Humanos da ONU, Israel confiscou terras e água palestiniana, tendo-se apropriado de 60.000 metros quadrados de terra perto de Nablus, esta semana.
Richard Falk lembrou que desde que a ocupação começou, há 46 anos, Israel deteve aproximadamente 750.000 palestinianos, cerca de 205 da totalidade da população. No final de Maio, Israel tinha presos 4979 palestinianos, incluindo 236 crianças.
Na sua visita em Dezembro ao território, o relator pôde constatar que o “bloqueio ilegal” está a “sufocar os palestinianos em Gaza, que incrivelmente tem 70% da sua população dependente de ajuda internacional para sobreviver e 90% da água imprópria para consumo”.
“Estas violações privam os palestinos de esperança e fazem das negociações de paz uma paródia”, disse o especialista independente. Richard Falk deverá apresentar o seu relatório na 33.ª sessão do Conselho das Nações Unidas, no próximo dia 10."

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo