Milhares de antifascistas manifestaram-se no sábado passado em Hamburgo contra uma marcha de neonazis. A mobilização terminou em duros confrontos envolvendo a polícia local.
Com autorização das autoridades da cidade, o grupo de neonazis desfilou pelo bairro de Wandsbek por um suposto "dia do futuro alemão". Na marcha participaram menos de mil nazis, mas esta foi fortemente perturbada por antifascistas.
Os contramanifestantes antifascistas, que incluiam ativistas de vários colectivos, ergueram e atearam fogo em barricadas e atiraram fogo de artifício, garrafas e pedras para tentar conter a manifestação do grupo de neonazis.
A tropa de choque interviu e usou cassetetes, bombas de fumo, gás lacrimogéneo e canhões de água para conter os manifestantes antifascistas e quase 700 pessoas foram presas. Diversos policias ficaram feridos durante os confrontos. Mais de mil agentes de segurança participaram da operação, que contou também com um helicóptero.
Separadamente, noutros pontos da cidade, mais de 10 mil pessoas participaram de uma manifestação organizada por sindicatos e partidos políticos no centro de Hamburgo, num protesto contra o movimento neonaz.
Sem comentários:
Enviar um comentário