CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Entrevista com filha de Mumia Abu-Jamal

Esta entrevista com a artista de hip hop, de Filadélfia e filha de Mumia Abu-Jamal, Goldii, foi feita por Rogelio Velásquez e incluída no seu artigo “101 Countries Retain the Death Penalty”, publicado na revista mexicana Contralínea, a 21 de Agosto de 2011.



Contralínea : Goldii, eu quero agradecer por ter aceite dar esta entrevista à revista Contralínea, uma vez que consideramos importante publicar este tipo de casos jurídicos, afim de construir um mundo sem pena de morte. Por esta razão, nós gostaríamos de pedir-lhe que nos descreva um dia de isolamento de Mumia e também que nos fale da sua experiência ao visitá-lo na prisão.
Goldii : Acima de tudo quero agradecer-lhe por falar comigo. O meu pai vai ter orgulho neste trabalho que tem o objectivo de educar as pessoas sobre a abolição da pena de morte.
Contralínea : Pensamos que este trabalho pode ser útil não só para Mumia, mas também para todos os presos que estão nessa situação. Em primeiro lugar, quero saber se já visitou o seu pai na prisão e com que frequência o fez?
Goldii : Sim eu visitei-o na prisão. Ele está no corredor da morte, desde que eu tinha 2 anos e meio, logo, não sei dizer quantas vezes o visitei. Estou a planear visitá-lo muito em breve com as minhas duas filhas. Ele vai ver o bebé pela primeira vez, por isso estamos muito ansiosos com esta viagem.
Contralínea : Você pode descrever a prisão onde está Mumia?
Goldii : A prisão é chamada SCI verde, e é uma prisão de alta segurança. Do lado de fora tem a aparência de um campus universitário moderno ou algo assim. Mas, depois, quando se chega mais perto, vê-se o arame farpado e cercas por todos os lados. Existem vários edifícios com torres de controle para vigilância. O lugar dá-me uma espécie de arrepio. Há mau estar, e eu só quero ir para casa com o meu pai.
Contralínea : O que pensa da cela?
Goldii : Uma vez que os visitantes não podem ir para além da área de visita, não sei como é a sua cela. Mas as salas de visita são muito pequenas, e uma parede, com uma janela de plexiglass grande, separa-nos. Há furos na parte inferior, para que possamos comunicar. Mas a acústica da sala é má, porque o som bate nas paredes da sala pequena, tornando-se difícil para nós ouvirmo-nos uns aos outros.
Contralínea : As paredes são pintadas?
Goldii : As paredes são todas brancas mas, eu posso estar errada, mesmo que fossem coloridas como um arco-íris, eu provavelmente não iria notar, uma vez que a atmosfera é tão fria e hostil. A mim parece-me tudo branco.
Contralínea : Há móveis?
Goldii : Existem apenas cadeiras na sala de visitas. Ele tem um pequeno beliche com uma retrete na sua cela
Contralínea : Como é que é a revista? (Você é revista? Pode levar qualquer coisa consigo?)
Goldii : Quando nós vamos temos de mostrar o BI, mesmo as crianças precisam de um BI com fotografia. Então ficamos com uma chave para guardar todos os nossos pertences. Depois disso, passamos por um detector de metais, temos que tirar todas as jóias, cintos, até soutiens… tudo o que tiver metal. Em seguida, somos chamados individualmente para uma sala onde nos fazem uma revista, verificados por uma máquina que detecta a parafernália de droga ou resíduos da mesma na pele ou nas roupas. Eles revistaram mesmo a minha filha, e ela tinha cerca de 6 anos de idade na altura. A seguir percorreremos um outro conjunto de detectores de metais, altura em que fomos levados para um ponto de verificação, onde tivemos de acenar o nosso BI novamente para poder entrar na área do visitante. Na área de visitante ficámos sentados numa sala onde meu pai veio conhecer-nos, pelo outro lado, mas às vezes ele estava lá antes de nós.
Contralínea : A sua família e amigos visitam-no? Com que frequência?
Goldii : Sim, as visitas familiares são tão frequentes quanto nós podemos.
Contralínea : Diga-me: como se sente na viagem de sua casa para a prisão. Como se sente na estrada?
Goldii: A viagem dura cerca de 5-6 horas e é uma estrada muito desoladora cheia de terreno montanhoso. Parece que ninguém vive lá.
Contralínea : O que pensa sobre isso?
Goldii : Quando estou a caminho da prisão penso em tantas coisas, mas eu sempre penso na chegada dele a SCI verde e em tudo o que ele devia estar a pensar e em todos os sentimentos que devia ter. Eu imagino que ele devia ter medo e sentir-se impotente por não ser capaz de fugir e voltar para casa, para nós. É um caminho solitário, e eu imagino-o a sentir-se incrivelmente sozinho. Eu estou sempre feliz e animada quando o vou ver, mas o caminho põe-me triste.
Contralínea : Sente-se feliz quando o vê?
Goldii : Quando vejo o meu pai eu tenho tantos sentimentos… É claro que estou feliz, mas também estou frustrada por não o poder abraçar, e por ele não poder tocar e abraçar as minhas filhas. Eu também me sinto magoada e irritada por ele não ser tratado como um ser humano, por estar trancado e preso como um animal. É uma experiência muito dolorosa vê-lo a ser tratado dessa maneira.
Contralínea : Quanto tempo e dinheiro é que gasta quando o visita?
Goldii : Podemos visitá-lo em grupo e dividir o custo da gasolina entre todos. O caminho tem entre 5-6 horas de duração, e estamos autorizados a visitá-lo durante 5 horas.
Contralínea : Sobre o que fala com ele?
Goldii : Falamos da nossa família. Eu conto-lhe histórias engraçadas sobre as minhas filhas e as minhas sobrinhas e sobrinhos. Gosto de ouvir a sua gargalhada; é como uma fuga temporária do inferno que ele tem que viver. Também falamos sobre política, música, o que está a acontecer no hip-hop. Conto-lhe sobre os comícios que fazemos para o libertar e sobre as multidões de pessoas de todos os tipos que vêm de todo o mundo para o apoiar. Falamos de tudo.
Contralínea : De que é que ele gosta? Quero dizer, ele é optimista apesar da sua situação? É o silêncio calmo, amigável, triste, tímido, grave, etc?
Goldii : Ele é brilhante. Por outras palavras, ele é uma pessoa fantástica, e eu sou abençoado por o amar e conhecer. Ele está hirto por detrás da janela de plexiglass com uma aura positiva em torno dele. Ele é acolhedor e caloroso, palhaço e divertido, grave e introspectivo e surpreendentemente palerma (rindo de mim, isto é uma piada pessoal entre mim e os meus pais). O corredor da morte foi projectado para quebrar o ser humano, mas o seu espírito está vivo e bem. A sua mente é lúcida, ele é impressionante a ouvir … ele é muito inteligente.
Contralínea : Como é que ele era antes da prisão?
Goldii : As minhas memórias dele antes de prisão são muito poucas.
Contralínea : Além da escrita, que tipo de coisas faz Mumia?
Goldii : Ele estuda e escreve música. Ele escreveu à minha mãe a mais bela canção de amor que já ouvi. Ele também é um artista surpreendentemente bom.
Contralínea: Qual é que é a experiência mais difícil para si durante as visitas? E para a sua família?
Goldii : A parte mais difícil nas visitas ao meu pai é deixá-lo naquele lugar, sabendo que ele não pertence lá. É uma experiência de perda. Deixando-o nesse buraco do inferno.
Contralínea: O que pensa no caminho de volta?
Goldii : Pergunto-me sempre o que ele está a fazer e o que lhe acontece quando o deixamos. Penso sobre a nossa conversa e imagino-o a sorrir.
Contralínea : Como é a vida da família afectada quando um membro seu é condenado à morte?
Goldii : Tem sido devastador para a minha família. Sem ser demasiado pormenorizado, digamos apenas que eu poderia escrever um livro sobre isso.
Contralínea : Confia no sistema judicial americano depois de 29 anos de prisão do seu pai?
Goldii : Eu gostaria de pensar que o sistema judicial é justo, mas a história tem-me mostrado o contrário. Não, eu não confio no sistema judicial.
Contralínea : Acha que o caso do seu pai é um caso racista? Porquê?
Goldii : Sim, eu sei que a sua condenação se baseou na etnia. O juiz que o sentenciou foi um racista e ouviram-no chamar-lhe Nigger. Além disso, as mulheres e homens negros e latinos são colocados na prisão, e especialmente no corredor da morte, em números largamente desproporcionados em comparação com seus homólogos brancos que são condenados por crimes semelhantes. Ele foi marcado como um perigo para a sociedade, um homem negro nos media com o potencial para despertar as mentes da Comunidade, o potencial para agitar a rebelião contra o opressor… Nos Estados Unidos, isso é um problema com o qual a sociedade tem que lidar.
Contralínea : Acha que o racismo continua a existir nos EUA?
Goldii : Sim, absolutamente. Apesar do Presidente dos Estados Unidos ser um homem negro, o racismo continua a existir na América, e seria tolice acreditar que não.
Contralínea : Por que acha que a pena de morte continua a ser uma punição na América?
Goldii :Política, talvez??? Os tribunais são como vampiros sedentos de sangue….
Contralínea : O actual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prometeu uma mudança política histórica. Por que é que apesar disso o seu pai está ainda na prisão?
Goldii : O meu pai é ainda considerado uma pessoa perigosa… eles têm medo do seu intelecto, há provas contundentes que chegam para o ilibar da sua condenação. Ele é um homem inocente, como é sabido, mas sendo muito preto, muito inteligente e também forte… são tudo componentes ameaçadoras, maiores que as características presentes em qualquer assassino enlouquecido da sociedade. O governo vai silenciar qualquer pessoa que possua o poder para abrir as mentes das "pessoas".
Contralínea : Você acha que se Mumia fosse libertado, isso significava Justiça?
Goldii : Atrasada… mas Justiça, sim.
Contralínea : Seria possível compensar o tempo que passou na prisão?
Goldii : É impossível substituir o tempo. Não é possível voltar e ter novamente 3 anos de idade, não posso ir para trás e voltar à 4ª classe novamente, para que ele possa lá estar. Houve acontecimentos na vida que ele perdeu, que nunca, por nunca, podem ser substituídos. Isso é terrivelmente triste.
Contralínea : Por favor, explique as últimas informações legais sobre o caso.
Goldii : Os tribunais concordaram com a equipa de defesa que há questões discutíveis na fase de condenação do julgamento. Isso significa que eles estão a caminhar para a revisão e tomar uma nova decisão se o meu pai se vai manter no corredor da morte, ou cumprir uma sentença para toda a vida. A questão da culpa/inocência não é uma questão corrente nos tribunais. A sua condenação foi dogmatizada. A condenação tem de ser colocada sobre a mesa, porque ele é um homem inocente.
Contralínea : Esteja à vontade para acrescentar o que quiser.
Goldii : Obrigada. Nós vamos manter-vos informados sobre o caso.
Contralínea : Saudações de cidade do México.

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo