CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

PELA PAZ! NÃO À GUERRA NO MÉDIO ORIENTE!

Comunicado do Conselho Português para a Paz e Cooperação que divulga a seguinte tomada de posição pública de um conjunto de 25 personalidades.

É com grande preocupação que assistimos à agudização da situação em grande número de países do Norte de África e do Médio Oriente. A ameaça iminente de intervenção militar externa na Síria, após persistente alimentação da dissensão interna, bem como a longa preparação de intervenção militar no Irão, são razões da maior inquietação.

As relações internacionais não se devem reger pela ingerência, pela guerra e pela ambição de domínio político e económico –nomeadamente, das reservas de hidrocarbonetos – mas pelo desanuviamento, pela resolução pacífica dos conflitos, na promoção da paz e da cooperação. A guerra constitui a maior violação dos direitos humanos e dos povos. A ingerência, a agressão e a guerra não são solução para os problemas. Pelo contrário, antes os agravam,provocando a morte, o sofrimento e a destruição – recordemos a Jugoslávia, o Iraque, o Afeganistão ou a Líbia. A escalada de guerra no Médio Oriente terá profundas e graves consequências para os povos dessa região, para toda a Humanidade. O que está em causa são o próprio equilíbrio económico e a paz mundiais.

Pela paz, repudiamos a ingerência e as ameaças de agressão militar no Médio Oriente, nomeadamente contra a Síria e o Irão.
17 de Fevereiro 2012
"PELA PAZ! NÃO À GUERRA NO MÉDIO ORIENTE!"
Primeiros signatários: Alice Vieira, Alfredo Maia, Augusto Praça, Avelãs Nunes,
Baptista Alves, Barata Moura, Deolinda Machado, Graciete Cruz, Graziela Abraços,Ilda Figueiredo, João San Payo, José Goulão, Levy Baptista, Luis Varatojo, Manuel Duran Clemente, Manuel Freire, Manuel Loff, Margarida Tengarrinha, Maria do Céu Guerra, Nuno Santos / Chullage, Paulo de Carvalho, Pedro Abrunhosa, Silas Cerqueira, Siza Vieira, Urbano Tavares Rodrigues .


25 Personalidades - "PELA PAZ! NÃO À GUERRA NO MÉDIO ORIENTE!"

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo