Por Mumia Abu-Jamal.
Muitas pessoas nos Estados Unidos, a eleição presidencial os deixou angustiadas -- Inundadas de ansiedade, medo e pavor.
Nos parece surreal. Um candidato captado em vídeo dizendo o que ele disse. Um candidato que lançou uma perniciosa campanha de ódio contra os mexicanos, mexicanas, muçulmanos e muçulmanas. Um homem que parecia encarnar uma sensação de fatalidade.
No entanto....
Donald Trump tem tirado o arco de bronze, o maior prémio da política, em sua primeira (e única) carreira política e vitória política. Para o bem ou para o mal, esta escolha pode transformar a política americana.
Seria correto dizer que o descontentamento económico foi um fator na sua vitória, como resultado do tratado de livre comércio forjado durante o regime de Clinton.
Mas isso não é tudo. A campanha de Trump não representa apenas o medo, mas uma profunda paranóia e vingança branca contra o crescimento da população de pessoas de cor em seu país.
Se o trumpismo representa a vingança, o clintonismo representa a traição. Nos casos de todos os eleitores que votaram para o Bill Clinton-Gays, negros, ou o que seja - os clinton apoiaram leis contra os seus interesses: Adestramento (o acto de defesa do casamento), aedpa (a lei De antiterrorismo e pena de morte eficaz, uma manobra contra o direito ao abrigo tipo habeas corpus), e nafta (o tratado de livre comércio), apesar do enorme apoio profissional que Clinton recebeu.
Estes são, sem dúvida, tempos sombrios em bábilon.
E mesmo assim, acreditem ou não, estes também acabam.
Sem comentários:
Enviar um comentário