CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Fim à Ocupação Policial do Bairro da Bela Vista!

No passado dia 29 de Abril, mais um jovem do Bairro da Bela Vista foi morto pela polícia. Desta vez foi Antonino de Jesus Vieira ('Toninho Tchibone'), de 23 anos, morto pela GNR numa fuga após um assalto no Algarve. Deixa órfão um filho com menos de 1 ano. Foi o quarto jovem deste bairro morto nos últimos anos pelas «forças da ordem», que assim põem em prática a pena de morte há muito abolida em Portugal, ainda por cima sem julgamento e em retaliação pelo roubo de alguns míseros euros, ao mesmo tempo que deixam em liberdade quem rouba milhões de euros. Para os jovens dos bairros pobres, não são precisos tribunais nem legislação, a polícia trata de os abater regularmente e de os intimidar diariamente, com métodos racistas e xenófobos.

Os recentes acontecimentos na Bela Vista

O que agora se passou na Bela Vista vem na sequência de vários acontecimentos, entre os quais o assassinato pela polícia em Janeiro do jovem Kuku (14 anos) na Amadora, que têm feito aumentar a indignação em todos os bairros degradados â volta das grandes cidades.

Atingido pela polícia a 29 de Abril, 'Toninho' viria a morrer a 1 de Maio no Hospital S. José em Lisboa, mas a polícia só entregaria o seu corpo à família 5 dias depois. A seguir ao funeral a 7 de Maio, a população da Bela Vista concentrou-se frente à casa de 'Toninho', perto da esquadra da polícia no bairro, para mostrar a sua indignação por mais uma morte que pode ficar impune, a exemplo de todas as outras mortes recentes às mãos da polícia. Perante a concentração de muitas centenas de moradores, a polícia disparou vários tiros de shotgun, desencadeando assim os acontecimentos que há vários dias assolam as ruas do bairro.

A revolta que se tem sentido nas ruas da Bela Vista revelam o descrédito dos seus moradores face à sociedade capitalista que os explora e oprime, que lhes nega os mais elementares direitos e a justiça mais básica e que os força a viver em condições de fome e miséria humilhantes em ilhas de pobreza como a Bela Vista e que depois lhes atira para cima toda a força repressiva das forças policiais.

Sócrates, Rui Pereira e todos os membros do governo são cúmplices destes crimes. Por mais que instiguem a comunicação social a estigmatizar os mais carenciados como sendo os causadores do CAOS, a realidade é bem diferente. Não são necessários mais polícias ou otras provocações do mesmo género. Do que os moradores precisam é de mais emprego, melhor habitação, saúde, bairros sem lixo, melhores condições de vida!

Os crime das polícias não podem ficar impunes: Toninho, Tony, Corvo, PTB, Tete, Angoi, Kuku, até quando? As atitudes racistas e xenófobas da polícia têm que ser denunciadas e os seus autores punidos!

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo