CMA-J

Colectivo Mumia Abu-Jamal

Novos protestos em Almada

Conforme previsto, dezenas de pessoas concentraram-se no dia 23 em Almada, na sequência dos protestos do dia 17, para celebrar a zona pedonal e protestar contra a violência policial da semana anterior. Não houve confrontos directos, mas sentiu-se a presença agressiva dos polícias que, de cara tapada, empurraram o grupo de manifestantes para as margens da zona pedonal.

Durante a concentração foram distribuidos panfletos aos transeuntes e houve animação de rua, incluindo uma performance em que um dos manifestantes se deitou no chão e outro lhe deitou farinha por cima para que o corpo ficasse marcado no chão. Um dos objectivos da concentração era alertar para o perigo de atropelamento numa zona "pedonal"... aberta ao transito!

Seguiu-se a “marcha do caracol”, que percorreu a parte da zona pedonal aberta aos automóveis, tendo estes continuado a circular, por vezes mesmo a alta velocidade e subindo a linha do metro, em total desrespeito pelos peões e pela marcha. Foi nesta sequência que surgiu o Corpo de Intervenção da PSP de cara tapada, que actuou de forma intimidatória, empurrando os manifestantes para a berma, apesar de estarem a caminhar numa zona pedonal!

Muitos dos moradores presentes, apesar de não integrarem a marcha, manifestaram o seu apoio ao protesto. Estão previstas novas iniciativas, incluindo um abaixo-assinado em defesa da zona pedonal. [Foto: GAIA]

Sem comentários:

Etiquetas

Arquivo